domingo, janeiro 7

A aprender umas coisas...

Tenho andado a dedicar-me ao estudo da anatomia e da fisiologia. A estudar mesmo, sim... E tenho andado a aprender umas coisas.

Ao que consta, o nosso cérebro anda a boiar no crânio. Está envolto em líquido cefaloraquidiano (ou fluido cerebroespinal), que o protege de choques exteriores. Digam lá que isto não justifica uma certa quantidade de coisas... Aliás, não só o protege como o torna mais leve, porque está a boiar. Sendo assim, podemos partir do princípio que as pessoas que têm a consciência pesada têm menos quantidade de líquido no crânio... Por outro lado, as pessoas que andam sempre com a cabeça na lua devem estar a rebentar pelas costuras... Fazer um furinho de lado é capaz de ajudar, não sei...

Outro facto é que a divisão parasimpática (pode-se entender como a não-simpática) do sistema nervoso autónomo (autónomo significa "mais ou menos" inconsciente) é a responsável pela erecção masculina, enquanto a simpática é a responsável pela ejaculação. Por outro lado, na mulher, a acção de uma ou outra divisão pode ter efeitos variáveis. Era previsível. Quanto à parte masculina... Simpático e não-simpático... Depende das situações, não é verdade?.. Quanto à parte feminina, só vem provar que as mulheres têm de ter consciência de tudo o que fazem. Porque se for inconscientemente tá visto que é o descalabro total!..

Um outro aspecto interessante é o reflexo pupilar (a abertura e fecho das pupilas dos olhos) estar relacionado com estados emocionais. Quando sentimos náuseas a pupila fecha, quando estamos sexualmente excitados a pupila abre. Por essa e outras razões são melhores as excitações em sítios escuros ou só à noite, não nos queremos encandear... E fechar os olhos também é uma opção, quando esperar até à noite não é...




Resumindo, só a anatomia para me fazer estudar. Vou voltar ao livro, pode ser que a seguir venham as aulas práticas...

1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Uau, excelente estratégia a tua para conseguir decorar a matéria! Se tivesse feito o mesmo, talvez nunca tivesse esta relação amor/ódio com a Fisiologia a talvez tivesse feito as disciplinas de Anatomia e Fisiologia nos anos correspondentes à sua leccionação!
Gostei também das dicas que deixaste patente! Sempre fui um apreciador convicto dos olhos do "adversário", mas prometo estar muito mais atento! Olharei com mais atenção para as pupilas das minhas amigas, esperando que elas me digam qual o melhor momento para "atacar"… seja noite ou dia!
Quanto ao líquido cefaloraquidiano, não corroboro plenamente da tua perspectiva! Assim, quem tem mais líquido terá a consciência mais pesada, pois não creio que a consciência se centre exclusivamente no cérebro, por outro lado quem tem menos líquido ser uma pessoa mais... "leve"! Tenhas tu ou eu razão, uma coisa é certa... é difícil definir quem são as pessoas que sofrem de Macro ou microcefalia consciêncial!
Beijinho.